ACUPUNTURA
A Acupuntura é uma técnica terapêutica praticada no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa, que mobiliza mecanismos internos do corpo humano, com o objetivo de contribuir para a melhoria do seu funcionamento e saúde, com eficácia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1979. A sua especificidade reside num conceito energético do corpo humano e da interação do indivíduo com o meio ambiente.
O efeito terapêutico da Acupuntura é conseguido através da inserção de agulhas filiformes na pele e nos músculos (num processo praticamente indolor), em pontos específicos (denominados pontos de acupuntura), restabelecendo assim uma correta circulação energético-sanguínea no organismo.
Esta ação pode também ser explicada pela estimulação de terminações nervosas na pele, que enviam impulsos à espinal medula e ativam regiões do cérebro (SNC e SNA), que libertam substâncias como a endorfina e a serotonina. A primeira é responsável pelo alívio da dor e o relaxamento do corpo e a segunda, por seu lado, controla o humor, relaxamento e sensação de sono.
Na prática da Acupuntura utilizam-se técnicas complementares como a eletroacupuntura, moxibustão, ventosas, gua sha e massagem Tui Ná. O sucesso terapêutico destes tratamentos, resultantes da aliança de todas as técnicas disponíveis na Medicina Tradicional Chinesa referidas, potenciam a sua eficácia em quadros de dor, estética ou emagrecimento.
É, por isso, aplicada nas vertentes clínica, a aplicação clássica da Acupuntura e também na estética, um campo que tem vindo a crescer exponencialmente nas últimos anos.